MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Classificado como Imóvel de Interesse Público, é constituído por dois pólos: a antiga Central Tejo e o Novo Edifício inaugurado este último em 2016.
-
LocalLisboa
-
ClienteAlves Ribeiro S.A.
-
DepartamentosGesso Cartonado, LSF
-
Área10.000m2
O MAAT ocupa uma área de 38 mil metros quadrados e é parte integrante da Fundação EDP.
O interior do Novo Edifício contempla quatro espaços expositivos num total de cerca de 3 mil metros quadrados: a Galeria Oval, a Galeria Principal, o Vídeo Room e o Project Room.
A Galeria Oval é a primeira área expositiva, com 800 metros quadrados, ao longo de uma curva, oferece um percurso pelo interior do edifício e pelos seus projetos especiais.
A Galeria Principal tem cerca de 1.000 metros quadrados e está localizada no piso mais baixo do edifício. É um espaço versátil que, consoante a programação, poderá apresentar-se como uma única unidade ou configurar-se em vários espaços.
Por sua vez, o Project Room e o Video Room são duas salas destinadas à apresentação de projetos em filme ou vídeo, instalações, entre outros suportes.
A KOMAT orgulha-se de ter participado na execução deste projeto ambicioso e impactante a nível de audácia técnica e arquitetónica.
Tendo contribuído no desenvolvimento da solução técnica utilizada nos revestimentos das paredes interiores para permitir a aplicação, de forma segura e aleatória, das fixações necessárias para as diversas exposições a apresentar naqueles espaços.
No revestimento dos tetos interiores em gesso cartonado foram implementados diversos apontamentos arquitetónicos de onde se destacam cerca de 1000m2 de sancas de iluminação.
No exterior da entrada do museu, foi realizado recentemente um teto falso reforçado com estrutura em LSF por forma a conferir maior resistência às intempéries climatéricas, acompanhando as impactantes formas onduladas da fachada principal do edifício.